Os Cinco Espíritos do Budo

1) Shoshin: (初 心) Mente de principiante
2) Zanshin: (残 心) Mente em alerta contínuo
3) Mushin: (无心) Mente Vazia, estado de não-mente
4) Fudoshin: (不 动心) Mente Inabalável
5) Senshin: (先 心) Espírito Purificado; atitude iluminada


1) Shoshin

O estado de shoshin é de uma mente de iniciantes ou principiante. É um estado de consciência que sempre permanece completamente consciente, atento e preparado para ver coisas pela primeira vez. A atitude de shoshin é essencial para um aprendizado contínuo. O'Sensei uma vez disse: "Não esperem de mim para ensiná-lo. Você deve roubar as técnicas de si mesmos."



2) Zanshin

O espírito de Zanshin é o estado de atenção continua ou do espírito alerta que permanece mesmo após determinada ação, prontamente para agir. É freqüentemente descrito como um contínuo e elevado estado de consciência mental e atenção. No entanto, Zanshin verdade é um estado de foco ou concentração antes, durante e após a execução de uma técnica, onde uma ligação ou conexão entre o uke e o nage é mantida.
Zanshin é o estado de espírito que nos permite permanecer espiritualmente conectados, não apenas para um único atacante, mas a múltiplos atacantes e mesmo todo um contexto, um espaço, um tempo, um evento.


3) Mushin 

Mushin: "Nenhuma mente, uma mente sem ego. A mente como um espelho que reflete e não julga. "O termo original era" mushin no shin ", que significa" mente da não mente. Mushin é frequentemente descrito pela frase, mizu "no kokoro", que significa "mente como água". A frase é uma metáfora que descreve o lago que reflete claramente quando sua água esta calma, mas cujas imagens são obscurecidas quando uma pedra cair em suas águas.
O estado de Mushin é alcançado quando, durante o combate ou mesmo na vida cotidiana, a mente fica livre de pensamentos como a raiva, o medo ou o ego. Há uma ausência de pensamento discursivo e/ou julgamento, deixando o praticante totalmente livre para agir e reagir contra um adversário, sem a hesitação e sem a perturbação de tais pensamentos. Neste ponto, não se depende mais da razão e sim da abstração, que gera uma reação natural e intuitiva.
Alguns mestres acreditam que Mushin é o estado em que uma pessoa finalmente entende a inutilidade das técnicas e se torna verdadeiramente livre para se mover. Na verdade, essas pessoas deixarão de se considerar "combatentes" e passam a viver em harmonia com o universo.


4) Fudoshin 

Uma mente e um espírito imóvel e inabalável é o estado de fudoshin. É a coragem e a estabilidade demonstradas mentalmente e fisicamente. Em vez de indicar rígida, inflexibilidade, fudoshin descreve uma condição que não é facilmente transtornada por pensamentos internos ou por forças externas. É capaz de receber um ataque forte e manter a compostura e equilíbrio. Recebe e devolve com leveza, direcionados para a terra, e reflete a agressão de volta para a fonte.


5) Senshin 

Senshin é um espírito que transcende os quatro primeiros estados de espírito. É um espírito que protege e se harmoniza com o universo. Senshin é um espírito de compaixão que abraça e serve a toda a humanidade e cuja função é a de conciliar a discórdia no mundo. Possui toda a vida para ser sagrado. É a mente de Buda. É essencialmente equivalente para se tornar iluminado. No entanto, os primeiros quatro espíritos são provavelmente atingíveis para qualquer aluno sério através da conscientização e treinamento duro. Abraçar estes estados da mente pode premiar o estudante de inúmeras maneiras.



Shoshin pode libertar um estudante de um platô frustrante da aprendizagem, dando-lhe a visão para ver o que ele não poderia ver antes. Zanshin pode aumentar a sua consciência total reforço da formação randori e estilo livre. Mushin pode liberar a ansiedade do aluno sob pressão, permitindo um melhor desempenho quando testado. Fudoshin, pode dar um suporte e a confiança necessária em face a esmagadores ataques físicos. O budoka sério deve encontrar formas de incorporar esses espíritos budo em seu treinamento diário.